Empreendedorismo na Saúde

O empreendedorismo na saúde é um campo promissor para quem quer ajudar as pessoas, mudar a sociedade e operar com lucratividade. Além de ter se mostrado uma excelente área de investimento, essa área está em constante expansão.

empreendedorismo na saúde1
Empreendedorismo na saúde. Fonte: Freepik

Com base em objetivos, conhecimento e inovação, os profissionais da área estão cada vez mais a destacar-se no empreendedorismo na saúde ao mesmo tempo que levam qualidade e tecnologia aos serviços concedidos.

Neste texto você terá acesso ao conteúdo sobre como e porque empreender na saúde, e onde começar a adentrar essa área a fim de consolidar um ganho financeiro positivo a partir de um serviço relevante para a sociedade.

7 Características do empreendedor da saúde

Como toda área, o empreendedorismo tem características que são necessárias para se ter sucesso. Na área da saúde não é diferente. Veja na listagem abaixo que características são essas:

Pró-atividade

Todo empreendedor precisa estar sempre um passo à frente em seus projetos e metas, para que assim as oportunidades sejam aproveitadas da melhor forma quando aparecerem.

Conhecimento

No mercado de hoje as novidades e tecnologias se renovam constantemente. E na área da saúde isso é uma realidade muito intensa. Se você não se informa e aprende sobre como melhorar e potencializar o atendimento e tratamento médico dos seus pacientes você provavelmente vai perder espaço na sua especialidade.

Inovação

Se não há a implementação no seu negócio, os novos métodos de tratamento médicos, modos de se relacionar com seus pacientes e clientes, seu empreendimento vai com o tempo perder eficiência e performance. Por esse motivo, o empreendedor deve se informar e planejar essas modernizações e melhorias.

Organização e planejamento

É essencial para qualquer negócio que o empreendedor seja focado em planejar como seu negócio vai escalar. Quais serão as estratégias de marketing? Terá algum parceiro? Quais os meios de comunicação com o público? Quais serão os próximos investimentos (cursos, treinamentos, equipamentos, profissionais e estrutura)? São muitos detalhes que precisam estar sempre na ponta do lápis.

Persistência

O empreendedorismo é uma jornada de aprendizado da busca pelo que funciona e faz com que seu negócio se destaque dentre outros no seu nicho. Assim, lidar com isso é uma realidade de quem decide trilhar esse caminho. Há a necessidade de se testar e como em toda tentativa, a falha é uma possibilidade constante.

Comunicação

Todo negócio precisa transpassar a barreira que existe entre seu negócio e o seu público alvo. Por isso, conhecer bem o seu público, suas demandas, quais os meios e linguagem adequados para chegar até eles são essenciais para ganhar autoridade na sua área e conseguir converter em vendas de serviços e produtos médicos.

Espírito de liderança

Se você não tiver uma postura de líder para guiar o seu negócio e gerenciá-lo para que ele funcione dentro das metas e estratégias definidas, dificilmente suas metas serão alcançadas e as dores de cabeça e problemas serão suas companhias diárias.

Motivos para empreender na saúde

O empreendedorismo na saúde é um comportamentos e conceito que leva à inovação na criação ou melhoria de produtos e serviços para o setor. Começar a sua caminhada no empreendedorismo na saúde produzirá mudanças de atitudes pessoais.

empreendedorismo na saúde2
Empreender na área médica. Fonte: Freepik

Um importante motivo pelo qual vale a pena investir em saúde é que esse é um mercado que todos precisam, não importa quem seja, todos somos vulneráveis em algum momento e precisaremos de fazer uso de serviços de saúde.

Todos buscam ajuda quando têm problemas de saúde, seja ela hospitalar ou qualquer tipo de cuidado que temos que ter. Embora esse mercado pareça saturado, na verdade ainda há muito espaço para inovar.

No Brasil e no mundo, o planejamento estratégico das operadoras de saúde e o investimento em medicina preventiva ganha cada vez mais espaço. E as pessoas têm migrado da rede pública para a privada mais frequentemente, na busca de um serviço de maior qualidade.

O mercado do empreendedorismo na saúde conta com muito espaço ainda, basta oferecer um serviço adequado e de preferência que integre várias áreas e profissionais da medicina.

4 benefícios do empreendedorismo para seus clientes e para o seu empreendimento

Existem diversos motivos que fazem o empreendedorismo na saúde ser uma área tão promissora e que traz tantas vantagens para quem dele usufrui.

Confira abaixo uma lista de alguns principais motivos pelo qual é importante e lucrativo empreender na saúde.

Melhor qualidade vida

A medicina preventiva é reconhecida como a área que mais garante a qualidade de vida das pessoas. As medidas preventivas têm uma série de efeitos positivos na saúde geral de um indivíduo (seja ele saudável ou enfermo).

Com certos cuidados preventivos, mesmo os pacientes com doenças crônicas poderão levar uma vida mais ativa e feliz, até mesmo na velhice. Isso inclui milhões de pessoas com diagnóstico de:

  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Câncer;
  • Doença cardiovascular.

Ao cuidar da saúde com foco na prevenção da própria, as pessoas não precisam interromper seus planos de vida devido às complicações decorrentes do tratamento da doença.

Isso é especialmente importante se considerarmos o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população.

Maior produtividade e menos ausências no processo de trabalho

Para as empresas que escolhem planos de saúde corporativos e dão prioridade para investimentos em medicina preventiva, os resultados positivos podem ser vistos em termos de produtividade da equipe.

Disponibilizar ações e planos de medicina preventiva pode ser uma boa ferramenta de endomarketing (ações para marketing interno em empresas) que pode motivar os colaboradores e atrair novos talentos.

Ações que são feitas com sucesso em ambiente corporativo incluem diagnóstico precoce, vacinação, programas de ginástica laboral e tipos de exercícios que promovam alguns hábitos saudáveis, como educação alimentar, exercícios físicos e combate ao tabagismo.

Diminuição de custos com Saúde

Além de focar na qualidade de vida dos beneficiários, as empresas e operadoras também podem buscam programas de promoção e prevenção à saúde para reduzir seus gastos com saúde. Ou seja, investir recursos em medicina preventiva, sem dúvida alguma, ajudará a reduzir e muito os gastos médicos.

Para as organizações, essa redução se deve principalmente ao fato dos usuários passarem a desenvolver hábitos bem mais saudáveis ​​e com maior probabilidade de realizar ações preventivas.

Além de trazer ajuda na prevenção de várias doenças, também permite a detecção nos estágios iniciais da doença, o que resulta numa diminuição do tempo e do dispêndio financeiro para o tratamento.

Racionalização de serviços médicos e hospitalares

Pessoas com o costume de fazer exames frequentemente e com mais qualidade de vida, consequentemente apresentam menos problemas de saúde.

Além de reduzir custos, o investimento em empreendedorismo na saúde também reduz o desperdício de recursos assistenciais, e essa disponibilidade de recursos assistenciais costuma ser limitada.

Por causa da baixa demanda de internações, esses serviços podem estar relacionados à redução de custos.

Dessa forma, além de poder economizar dinheiro, também poderão ser garantidos leitos para pacientes graves, e várias filas de espera para consultas ou cirurgias de alta importância serão evitadas.

O que significa empreender na saúde?

O empreendedorismo na saúde depende de um conjunto de comportamentos e hábitos que podem ser adquiridos, praticados e fortalecidos nos indivíduos. Desde que tenha recebido treinamento suficiente, você pode se tornar um empresário na área da medicina.

Estes são alguns comportamentos que os empreendedores devem ter para conseguir se destacar da multidão quando falamos de empreendedorismo na saúde:

  • Estar sempre compromissado com o próprio negócio;
  • Ter habilidades para processos de tomada de decisão;
  • Explorar e projetar oportunidades a longo prazo;
  • Ter os objetivos bem claros e determinados;
  • Buscar sempre organizar as ideias, os ganhos e gastos;
  • Ser uma pessoa com boa capacidade de comunicação;
  • Ter espírito de liderança e ser proativo;
  • Ter interesse em se dedicar a área da saúde.

Além disso, é importante que você tenha ou busque ter conhecimento sobre a dinâmica dos consultórios de saúde, contatos de profissionais de diferentes áreas e de fornecedores de equipamentos laboratoriais.

Qual a forma de empreender na saúde?

Apesar da inovação, o empreendedorismo não consiste apenas em criar do zero. Frequentemente, a ideia de sucesso vem de responder a velhos problemas ou mesmo de ter novas abordagens para velhas necessidades.

empreendedorismo na saúde3
Empreendedorismo na saúde. Fonte: Freepik

Por exemplo, o conhecimento sobre o empreendedorismo na saúde levou pesquisadores nos Estados Unidos a inventar outro braço robótico. Graças ao dispositivo de vibração implantado no músculo que redireciona o nervo no braço, o paciente pode sentir o movimento com o auxílio da prótese.

Perguntas frequentes

O empreendedorismo na saúde é um assunto cercado de muitas dúvidas, por isso, separamos as dúvidas mais frequentes que rodeiam esse nicho.

Por que é tão necessário o empreendedorismo na saúde?

De acordo com muitos especialistas, se não fosse por invenções incríveis muitas vidas seriam perdidas, então com certeza é mais do que importante ser empreendedor na saúde, além de ser muito lucrativo.

Como se diferenciar no mercado?

Um empresário que demonstra seus ideais pode ter sucesso mas ainda assim não ser tão bom quanto seus concorrentes no mercado. Pense nisso, você precisa sair da sua zona de conforto e fazer coisas que nunca fez antes.

A inovação sempre terá vez em qualquer mercado, ou seja, busque sempre ter diferenciais e seja inovador em tudo que puder.

Como ter um negócio de saúde de sucesso?

Para ter um negócio de sucesso, não basta ser um bom profissional da saúde. É preciso se atentar para vários outros fatores da gestão da saúde, como a qualidade do atendimento, a divulgação de informações, o controle financeiro e, claro, a organização interna do seu projeto. Encerramos assim esse texto, onde tratamos desde o que é, até os motivos para investir em empreendedorismo na saúde.

Somos uma das maiores agências do Brasil especializada em marketing digital para médicos e criamos uma assistente virtual que é otimizada para atrair clientes online e os ajuda a fazerem sozinhos agendamentos e pagamentos de consultas e ainda envia lembretes por email e sms para que você possa focar exclusivamente na parte mais importante de seu trabalho sem interrupções para cuidar das marcações. Se quiser conversar mais sobre marketing para médicos e clínicas entre em contato com a telemedbrasil.

Receba gratuitamente nossos artigos

Após se cadastrar você poderá receber informações, notificações e eventualmente e-mails com nossos conteúdos e ofertas relevantes.

* Preenchimento Obrigatório
Whatsapp