O Branding na Área da Saúde

Sua marca começa sempre com o branding. Leia aqui sobre a importância do branding na área da saúde para profissionais médicos.

Trabalhamos com especialistas de saúde há anos observando os caminhos que os clientes percorrem até a marcação da primeira consulta e conseguimos desenvolver um sistema próprio de marketing médico focado nesta jornada do cliente que queremos compartilhar com você.

O Que é Branding?

Branding é uma estratégia de gestão da marca envolvendo todas as ações de marketing que tem por objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece.Esse é um esforço que deve ser permanente e cujos efeitos aparecem no médio e longo prazo.

Estamos inseridos em um movimento mundial de consumo que força empresas a pensarem meticulosamente em cada passo. Cada estratégia e ação de marketing elaboradas pode ecoar por todos os cantos.

O mercado e muitos dos seus concorrentes já estão nesse movimento de entender que resultados não são criados da noite para o dia, mas são conquistados com uma estratégia coerente e relevante de ponta a ponta. Em suma, esse é um trabalho de gestão de uma marca, o chamado Branding. 

Essa estratégia vem sendo trabalhada pelas maiores empresas do mundo há algum tempo. Quem nunca associou felicidade à Coca-Cola, ou quando leu a frase “Just do it” já sabia qual empresa assinava aquela propaganda? Ou até mesmo quando viu uma postagem roxa no feed, já se preparou para um conteúdo do Nubank? 

Engana-se quem acredita que essa estratégia é só para grandes empresas, ou que elas construíram isso de repente. Tudo é parte de um processo complexo de gestão que não traz resultados imediatos, mas produz frutos duradouros. 

Médicos precisam de branding?

Se você ainda questiona a importância de uma boa gestão de marca, é hora de repensar seu ponto de vista. Quem você acha que uma pessoa vai procurar quando uma necessidade surgir?

Quando você pensa em cartão de crédito, qual imagem vêm a sua cabeça? A logo da MasterCard ou Visa. E quando você precisa comprar um tênis de corrida, provavelmente as primeiras marcas nas quais você pensa é Nike ou Adidas?

Isso porque eles construíram uma marca e estão em todos os lugares.

Elaborar uma identidade atrativa não é importante só para empresas que vendem produtos. Saber o que é branding também é útil para impulsionar os negócios na área da saúde.

Profissionais e instituições podem se beneficiar ao transmitir uma imagem mais profissional ao público, estruturando uma identidade que reúna valores como comprometimento, confiabilidade e segurança.

Branding na área da saúde

Na área da saúde, por exemplo, é necessário transmitir valores, como confiança, profissionalismo e segurança para os pacientes. Além disso, estratégias de branding ajudam o público-alvo a ter sua marca sempre em mente quando o assunto for cuidados com a saúde.

Como aplicar branding na área da saúde?

Interessou-se por branding e por suas possibilidades? Então, é provável que você queira saber como aplicar esse conceito no seu negócio. Veja, abaixo, algumas dicas voltadas especificamente para a área da saúde.

Conheça seu público

O primeiro passo para ter uma marca sólida é conhecer muito bem o seu público-alvo, entendendo o perfil, os hábitos e as preferências e o que ele espera do seu consultório ou clínica.

A partir disso, você consegue direcionar melhor toda a comunicação do seu negócio, usando uma linguagem apropriada, alinhando valores e criando atrativos que sejam realmente interessantes para o público.

Crie percepção de valor

Seu negócio, certamente, tem uma missão e valores que são importantes e regem o atendimento aos seus pacientes. No entanto, nem sempre essas questões ficam claras para o público.

Ao disseminar o propósito da sua marca e mostrar o quanto sua empresa está comprometida com o bem-estar das pessoas, é possível gerar percepção de valor e melhorar a captação e a fidelização de clientes.

Trabalhe sua identidade

Muitos profissionais da saúde não se preocupam em definir uma identidade visual, mas isso também é uma parte importante do branding.

A identidade visual inclui não apenas um logo, mas também as cores e a tipografia usadas em toda a sua comunicação digital e impressa. Criar esse padrão é importante para se destacar e fixar sua marca para os pacientes.

Ofereça conteúdos relevantes

Por fim, as estratégias de branding também incluem gerar valor por meio de conteúdos relevantes para o público da clínica ou consultório. Para fazer isso, é interessante pensar em informações e temas que tenham relação com a área da saúde e que possam ajudar seu público no dia a dia.

Por exemplo, é possível dar dicas de cuidado com a saúde, incentivar a prevenção de doenças e alertar sobre condições crônicas e sobre a necessidade de consultas periódicas. Oferecendo esses conteúdos, sua marca se torna referência no segmento e ganha a confiança dos pacientes.

Somos uma das maiores agências do Brasil especializada em marketing digital para médicos e criamos uma assistente virtual que é otimizada para atrair clientes online e os ajuda a fazerem sozinhos agendamentos e pagamentos de consultas e ainda envia lembretes por email e sms para que você possa focar exclusivamente na parte mais importante de seu trabalho sem interrupções para cuidar das marcações. Se quiser conversar mais sobre marketing para médicos e clínicas agende uma conversa aqui com um especialista da Telemedbrasil.

Receba gratuitamente nossos artigos

Após se cadastrar você poderá receber informações, notificações e eventualmente e-mails com nossos conteúdos e ofertas relevantes.

* Preenchimento Obrigatório

Dúvidas na escolha do seu plano?

Estamos aqui para te ajudar. Clique no botão abaixo.

telemed logo effect
Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Oi, posso ajudar?