A Importância de um Blog em Websites

É muito importante que você perceba a a importancia de um blog em websites vendo como é raro encontrar um site institucional que não possua uma página dedicada para postagens do tipo blog.

Isso acontece porque o formato do blog é indicado para que postagens sejam facilmente adicionadas a qualquer momento e o foco é manter uma constante atualização e interação direta com seu público alvo.

Quando seu site tem essa opção, o que se busca é poder realizar modificações frequentes, inserindo conteúdos diferentes, além das informações principais, como endereço, qualificações, projetos e descrições de produtos e serviços, sem que seja necessário alterar toda a estrutura e refazer a página inúmeras vezes.

Percebe então a importancia de um blog em websites? Ter um blog acrescenta inúmeras vantagens que um site comum não consegue oferecer, devido ao seu formato mais engessado. Algumas delas são:

Ranqueamento em buscadores

Atualmente existem diversas técnicas para alavancar o ranking de sites em mecanismos de busca, ou seja, que permitam que eles figurem entre as primeiras posições quando um assunto relacionado a sua página é consultado.

Quando os sites ficam sem atualizações, é comum que eles acabem perdendo espaço nos buscadores, afinal é como se o conteúdo ficasse obsoleto e a página estivesse abandonada.

Com os blogs, é possível sair dessa limitação e fazer uso das ferramentas que mantém o site sempre na disputa por espaço de divulgação, evitando assim que ele seja esquecido.

Interação com o público

O principal conteúdo postado em blogs é referente a informações úteis ao público que acessa o site.

É comum que haja espaços para comentários após cada artigo publicado, e, muitas vezes, eles também são compartilhados nas redes sociais, onde o público tem maior liberdade de interação.

Dessa maneira, é possível manter um contato regular com seu público, sabendo das suas preferências, reclamações e tendo feedback sobre o que seu público aceita bem e o que rejeita.

Atualização constante do público

Com os blogs, é possível manter o seu público alvo sempre atualizado sobre as novidades que você oferece.

A cada novo acesso realizado, será possível que o seu cliente obtenha mais informações, com um conteúdo inédito, o que chama bastante atenção.

Dessa forma, sempre que uma busca for realizada para conseguir seu contato, por exemplo, ela pode se tornar uma ótima maneira de divulgar mais o serviço oferecido e reverter isso em negócios mais rentáveis.

Aumento de visibilidade

Quando você cria um blog, é importante que você pense na divulgação. Isso pode ser feito de diversas formas, como:

  • anúncios no Google;
  • email marketing;
  • posicionamento nas buscas orgânicas do Google;
  • redes sociais.

Assim, quanto mais os seus artigos forem vistos, mais pessoas conhecerão você e a sua empresa.

O melhor de tudo isso, é que você será conhecido por algo de valor, ou seja, por fornecer informações úteis ao seu público.

Baixo custo de implementação

Se você não tem um investimento para começar o seu blog, não é preciso de muito.

Existem plataformas gratuitas e de fácil gerenciamento que você mesmo pode começar a usar de forma bastante intuitiva.

Uma delas é a WordPress, a mais utilizada atualmente.

Se você mesmo produz o seu conteúdo, então não terá gastos com outro profissional. E a divulgação também pode ser feita de forma gratuita nas suas redes sociais.

No entanto, se sobrar um dinheirinho, vale a pena fazer um impulsionamento do post para atingir maior alcance de público segmentado.

Aumento de seguidores e clientes

Quando a sua empresa ganha mais visibilidade, principalmente de pessoas que se interessam pelo conteúdo do seu blog, consequentemente você também consegue aumentar a sua carteira de clientes e de seguidores.

Isso acontece porque essas pessoas que visitam o seu blog estão interessadas exatamente naquilo que você oferece.

Quando você oferece um esclarecimento às principais dúvidas, cria uma relação de gratidão, e elas se sentem mais propensas a fecharem negócio com você, que as ajudou.

Manter sua página sempre atualizada, fazendo uso das ferramentas disponíveis para esse fim, como o blog, é uma das melhores maneiras para divulgar o seu trabalho ou negócio.

Não deixe de fazer uso dos blogs e alcançar maior espaço no ambiente virtual, deixando seu site sempre bem ranqueado, conquistando o público e o mantendo informado.

O que é um Blog?

O blog nada mais é do que um espeço na internet na qual se concentram diversos conteúdos, sejam em forma de texto, áudio, vídeo ou imagem. É como se fosse uma biblioteca com vários temas que um usuário da internet visita e escolhe o que deseja ler de acordo com o seu interesse.

Os blogs são muito utilizados também por empresas. Normalmente, eles são inseridos nos sites, como uma parte do menu, um espaço no qual o visitante entra e confere uma lista de conteúdos informativos.

Com isso, as empresas e os profissionais esclarecem as principais dúvidas do seu público alvo enquanto ganham autoridade na área e a confiança de um potencial cliente. A importancia de um blog em websites é fundamental para seu sucesso online.

Como criar um Blog?

Para criar um blog é necessário:

  • Ter um serviço de hospedagem de sites;
  • Assegurar um endereço atraente para a sua página junto a um serviço de registro de domínios;
  • Webdesign. Essas palavras assustam muita gente, com medo da complexidade do trabalho.

É aí que entram os CMS, ou content management systems (sistemas de gerenciamento de conteúdo). Essas são plataformas que simplificam o trabalho de construir um site.

Blog e SEO: da escolha de pautas à otimização

Não faz sentido investir tempo escrevendo um post que não será lido ou encontrado. É para isso que serve o SEO (search engine optimization ou otimização para mecanismos de busca). Com esse conjunto de técnicas, seu conteúdo pode até chegar ao topo de buscadores como o Google.

É por isso que a preocupação com o SEO deve permear todo o processo de produção dos seus conteúdos para blog, desde a escolha dos temas. Mas não se trata somente de semear palavras-chave pelo texto. Cada vez mais semânticos, os buscadores, atualmente, dão prioridade a artigos bem escritos, que atendam as necessidades dos usuários.

Com esse foco no usuário em mente, veja alguns itens que você pode otimizar para que seus conteúdos sejam encontrados pelos buscadores e fiquem bem ranqueados.

À procura da palavra-chave perfeita

Um bom ponto de partida antes de escrever seus posts é a palavra-chave. É ela quem vai guiar a escrita e também permitir que você otimize os conteúdos que já possui.

Para encontrar a palavra-chave perfeita para o seu negócio é necessário levar em conta o volume de busca para determinado termo, a dificuldade de rankeamento, a etapa do funil que a keyword representa e o posicionamento atual do seu site para ela.

A questão da densidade de palavras-chave

Depois de definir o tema do seu post, surge a questão: “quantas vezes devo usar a palavra-chave no meu post?”. Essa é uma pergunta que a maioria dos produtores de conteúdo para blog já se fizeram em algum momento.

Mas, como muita coisa em termos de SEO, a resposta não é uma fórmula que vale para todos os casos. Há quem diga que o ideal é uma densidade de 2% — um texto de 100 palavras, portanto, precisaria levar a palavra-chave duas vezes.

Essa pode ser uma boa convenção, mas não a siga ao pé da letra mudando uma frase que está compreensível só para encaixar uma keyword, por exemplo.

Links internos

Quanto mais tempo os usuários passarem no seu blog, mais os mecanismos de busca entenderão que o seu conteúdo é de qualidade. É por isso que incluir links que apontem para outros artigos pode melhorar o seu ranqueamento, incentivando o público a ler outros artigos.

Tags de SEO

Existem algumas tags que você pode otimizar tanto em posts novos quanto naqueles que já existem. Para essa otimização, é fundamental ter uma palavra-chave definida, já que as melhorias serão feitas a partir desse termo. Conheça as principais:

  • Meta title: o meta title é o título do artigo que aparece no Google quando você faz uma pesquisa. É importante que ele contenha a palavra-chave exata.
  • Meta description: a meta descrição, por sua vez, é a descrição sobre o artigo que aparece na página de resultados abaixo do meta title. Nem sempre o Google o mostra: às vezes, o buscador seleciona o trecho do artigo que mais atende às intenções de pesquisa do usuário. Apesar de não afetar mais diretamente no ranqueamento do post, é importante escrever uma meta description atraente para aumentar a taxa de cliques.
  • Heading tags: buscadores como o Google incentivam a organização hierárquica de uma página por meio de heading tags. Elas são “h1”, “h2”, “h3” … “h6”. Nos posts, funcionam como título, subtítulo, subtítulo do subtítulo etc. É importante usar sua palavra-chave nesses subtítulos: quanto mais importante o cabeçalho, mais importante usar o termo. No H1, por exemplo, é imprescindível.

Imagens

Não é comprovado que incluir imagens em um post é considerado ponto positivo pelo Google, mas há um bom argumento a favor: é que incluir fotos ou ilustrações é uma forma de tornar o texto mais amigável e pode fazer com que o visitante passe mais tempo na página. Também permite incluir a palavra-chave em atributos como atributo alt, nome da imagem etc.

Esses são só alguns itens a considerar na hora de escrever seu post otimizado para mecanismos de busca.

Manter sua página sempre atualizada, fazendo uso das ferramentas disponíveis para esse fim, como o blog, é uma das melhores maneiras para divulgar o seu trabalho ou negócio. Percebeu agora a importancia de um blog em websites?

Agora que já percebeu sobre a importancia de um blog em websites, não deixe de fazer uso dos blogs e alcançar maior espaço no ambiente virtual, deixando seu site sempre bem ranqueado, conquistando o público e o mantendo informado.

Somos uma das maiores agências do Brasil especializada em marketing digital para médicos e criamos uma assistente virtual que é otimizada para atrair clientes online e os ajuda a fazerem sozinhos agendamentos e pagamentos de consultas e ainda envia lembretes por email e sms para que você possa focar exclusivamente na parte mais importante de seu trabalho sem interrupções para cuidar das marcações. Se quiser conversar mais sobre marketing para médicos e clínicas entre em contato com a telemedbrasil.

Receba gratuitamente nossos artigos

Após se cadastrar você poderá receber informações, notificações e eventualmente e-mails com nossos conteúdos e ofertas relevantes.

* Preenchimento Obrigatório
Whatsapp