SEO para Médicos

Banner Telemedbrasil Agende ReuniaŐÉo 970 x 250 px

Se voc√™ j√° percebeu a necessidade de usar t√©cnicas de SEO para m√©dicos para melhorar o ranking de seu site no Google, ent√£o este artigo √© para voc√™ e de presente voc√™ ainda pode baixar nosso ebook gratuitamente para aprender as estrat√©gias vencedoras de capta√ß√£o de clientes de forma org√Ęnica.

Trabalhamos com especialistas de sa√ļde h√° anos observando os caminhos que os clientes percorrem at√© a marca√ß√£o da primeira consulta e conseguimos desenvolver um sistema pr√≥prio de marketing m√©dico focado nesta jornada do cliente que queremos compartilhar com voc√™.

Atualmente ter um website √© apenas metade do jogo da internet. A outra metade? Atrair p√ļblico para seu website.

Hoje em dia √© f√°cil construir um website pois j√° existem muitas ferramentas que n√£o precisam de c√≥digos ou desenvolvedores caros para fazer websites bonitos, din√Ęmicos e responsivos. 

Porém, para que as pessoas vejam o seu site existe muita competição.

Dependendo dos assuntos sobre os quais voc√™ tem interesse, voc√™ pode entrar em uma verdadeira guerra de conte√ļdo com outros concorrentes. 

Para sobreviver, e idealmente, vencer essa guerra, você vai precisar pensar sobre como otimizar o seu site para motores de busca ou seja como fazer SEO medico ou contratar alguma consultoria de SEO para medicos.

A coisa mais importante a lembrar √© que voc√™ nunca deve otimizar seu conte√ļdo em torno de algoritmos dos motores de busca, porque algoritmos est√£o em constante evolu√ß√£o. 

Voc√™ deve otimizar o seu website para as pessoas que usam os motores de busca, pois afinal, os motores de busca existem para eles. 

Tais motores de busca s√£o controlados por algoritmos que foram otimizados por alguns dos melhores engenheiros do mundo para entregar √†s pessoas os conte√ļdos mais relevantes e √ļteis que eles podem encontrar em qualquer assunto. 

Além disso, os motores de busca levam em conta estatísticas e links externos ao classificar páginas.

Por isso, acima de tudo, para que seu site seja otimizado para motores de busca o seu conte√ļdo deve atender a duas condi√ß√Ķes: 

  1. Dar respostas claras e √ļteis √†s perguntas das pessoas;
  2. Seu conte√ļdo deve ser compartilh√°vel, ou seja, √ļtil para que as pessoas o compartilhem. 

A estrat√©gia mais eficaz, r√°pida e lucrativa atualmente √© realizada atrav√©s de constru√ß√£o de autoridade online amplificada com tr√°fego pago e com a utiliza√ß√£o de t√©cnicas de SEO e copywriting na produ√ß√£o de seus conte√ļdos.

Trabalhamos com clínicas e consultórios há anos observando os caminhos que os clientes percorrem até a marcação de uma consulta e conseguimos desenvolver um sistema próprio de marketing focado nesta jornada do cliente que queremos compartilhar com você.

Vamos ver agora as principais atividades de SEO para ajudá-lo a organizar seu processo estratégico de maneira eficiente e alcançar top rankings que vão gerar mais vendas.

Pense nas palavras que melhor descrevem o que seu serviço é ou faz, termos de pesquisa que você acha que os potenciais clientes poderiam usar para pesquisar sobre você nos mecanismos de pesquisa.

Depois que você tiver a lista de palavras chave e conhecer seus rankings atuais, você precisa aprender a gerar novas ideias de palavras chave, filtrá-las de acordo com várias métricas de SEO e deixar apenas aquelas que tenham maior potencial de melhorar o ranking de seu site no Google.

Seus clientes em potencial quando estão procurando por um produto ou serviço recorrem aos mecanismos de pesquisa, principalmente o Google.

Eles digitam um termo de pesquisa e precisam encontrar seu site nos resultados principais, desde que voc√™ tenha investido no SEO deste termo espec√≠fico. Mas como os h√°bitos das pessoas variam, elas podem usar centenas de combina√ß√Ķes de palavras diferentes para descrever uma √ļnica e mesma coisa.

√Č por isso que o ponto de partida de qualquer campanha de SEO √© tentar encontrar o m√°ximo de palavras chave que as pessoas podem usar e escolher as melhores para focar seu trabalho de SEO.

Avalie sempre a inten√ß√£o de compra nessas pesquisas. Um √Ęngulo √ļtil para observar as palavras chave √© o potencial de gera√ß√£o de lucros. Alguns termos podem parecer atraentes quando voc√™ olha para seu volume de
pesquisa, mas a maioria dos termos pesquisados com frequência são puramente informativos.

Embora a classifica√ß√£o desses itens atraia visitantes ao seu site, √© improv√°vel que eles gerem muitas vendas. Observe sua lista de palavras chave e pergunte-se sobre cada termo: O usu√°rio est√° pronto para comprar? Se a resposta for um “sim”, ent√£o voc√™ est√° olhando para uma palavra chave valiosa.

Para ajud√°-lo a avaliar a inten√ß√£o de compra, o custo por clique do Google Ads pode ser uma m√©trica √ļtil. Custo por clique d√° uma ideia bastante s√≥lida de qu√£o bem um termo converte, basicamente, quanto mais alto o custo, mais ele vender√°. √Č bastante intuitivo pois quanto mais um anunciante paga por clique, mais valioso deve ser o tr√°fego para ele.

Trabalhando com estratégias de palavras chave e planejamento de SEO, há mais uma tarefa a ser feita, o mapeamento dessas palavras.

O mapeamento de palavras chave é o processo de atribuição das palavras às páginas relevantes do seu site. Portanto, um mapa de palavras chave, em sua forma mais básica, é uma planilha com as palavras chave e as páginas do seu site que são relevantes para essas palavras.

Crie esses mapas e planeje a distribuição de palavras em seu site com sabedoria.

Simplificando, uma p√°gina de destino √© uma p√°gina que voc√™ gostaria que os visitantes de seu site “pousassem” e que gostaria de rankear nos resultados de pesquisa para um determinado termo.

Certificar-se de que as páginas certas estão classificadas para as palavras chave certas é uma parte indispensável nas estratégias de SEO.

Quando as palavras chave forem coletadas, filtradas e mapeadas, é hora de otimizar suas páginas para os mecanismos de pesquisa.

A otimização das páginas é muito importante porque alguns erros técnicos podem destruir todos os seus esforços de SEO e impedir que sua página seja bem classificada.

Uma página perfeitamente otimizada, por sua vez, melhora suas chances de classificação.

Antes de começar a otimizar, você precisa verificar o estado atual do seu website e ver como suas páginas rodam atualmente através de uma auditoria para depois trabalhar na otimização.

11 dicas de SEO para clínicas e médicos

1. Seu design precisa ser responsivo

Por que o seu site deve ser responsivo na ótica do SEO medico?

  • Receber a importante tag “mobile friendly” do Google;
  • Proporcionar uma melhor experi√™ncia para todos, tornando mais f√°cil entregar sempre o mesmo conte√ļdo e funcionalidade em todos os dispositivos em formatos ajustados.

2. Pesquisa de palavras chave para produ√ß√£o de seu conte√ļdo

Quando voc√™ est√° buscando um bom rankeamento na busca, voc√™ tem que pensar em palavras-chave. 

Então, antes de começar a escrever, faça uma pesquisa de palavras-chave para descobrir quais os termos que as pessoas utilizam em suas buscas que são relevantes para o seu negócio.

Muitas ferramentas de SEO para m√©dicos lhe entregam uma estat√≠stica como “Autoridade de dom√≠nio”, que √© uma estimativa aproximada de quanto de uma autoridade o Google concede ao seu site sobre seus assuntos principais.

Quanto maior for a autoridade do seu site, melhor será a chance que você tem de se classificar para termos de pesquisa de alta competição.

Então tenha isso em mente, como você está priorizando os seus esforços.

H√° maneiras muito f√°ceis de fazer pesquisa de palavras-chave que podem ser muito boas na gera√ß√£o de assuntos para o seu conte√ļdo.

2.1. Sugest√Ķes de pesquisa do Google

A maneira mais f√°cil de obter ideias para conte√ļdo √© ir para o google e come√ßar a escrever os termos de pesquisa. O pr√≥prio google vai te dar v√°rias recomenda√ß√Ķes enquanto voc√™ digita.

2.2. Google Trends

V√° na p√°gina do Google Trends e entre com os termos que o Google te recomendou na pesquisa anterior.

Voc√™ conseguir√° ainda mais sugest√Ķes relacionadas √†s palavras que est√£o em alta.

Voc√™ tamb√©m ter√° v√°rios gr√°ficos, indicadores e vai conseguir inclusive fazer diversas segmenta√ß√Ķes com rela√ß√£o √†s palavras, como por regi√Ķes por exemplo.

2.3. Google Keyword Planner

Mesmo que voc√™ n√£o anuncie no Google, fa√ßa uma conta no Google Ads pois esta ferramenta te dar√° v√°rias informa√ß√Ķes valiosas de palavras-chave para gera√ß√£o de seu conte√ļdo como:

  • Volume m√©dio de pesquisa por palavra-chave por m√™s;
  • Custo por Clique (CPC) mensal m√©dio de palavras-chave;
  • N√≠vel de competi√ß√£o de palavras-chave. 

Por exemplo, se um termo de pesquisa tem alto volume e alto custo por clique, vai haver muita competição para classificar para esse termo significando que é melhor escolher um termo de busca mais específico ou palavras-chave com menos competição.

Depois de escolher o assunto e a palavras-chave do seu conte√ļdo √© necess√°rio us√°-las no corpo do mesmo.

Toda pesquisa realizada anteriormente √© fundamental no processo de cria√ß√£o de conte√ļdo pois voc√™ consegue assegurar um foco espec√≠fico no tema definido.

√Č necess√°rio tamb√©m atender a uma estrutura de texto que possa ser entendida pelos robots dos buscadores:

  • T√≠tulo do Post
  • Descri√ß√£o
  • URL
  • Headings (H1, H2, H3, H4, H5)

Ent√£o, por exemplo, se a palavra-chave for “cirurgi√£o pl√°stico no Rio de Janeiro”, comece a elaborar seu conte√ļdo pela estrutura acima:

Título do Post: Cirurgião plástico no Rio de Janeiro

Descrição: Por que procurar um cirurgião plástico no Rio de Janeiro

URL: seusite.com.br/cirurgi√£o-pl√°stico-no-rio-de-janeiro

Headings

H1: Por que procurar um cirurgi√£o pl√°stico no Rio de Janeiro

H2: Raz√Ķes de procurar um cirurgi√£o pl√°stico no rio de Janeiro 1 (Raz√£o 2, 3, etc)

Depois disso, voc√™ pode iniciar a elabora√ß√£o do seu conte√ļdo seguindo esta estrutura.

3. Coloque as suas p√°ginas mais importantes como p√°ginas top-level em sua estrutura de website

Para o Google, as suas p√°ginas mais importantes, as p√°ginas que deseja rankear melhor nas pesquisas, s√£o as suas p√°ginas top-level.

O que s√£o p√°ginas top-level?

S√£o p√°ginas do teu dom√≠nio de raiz. Exemplos: 

seusite.com/sobre

seusite.com/contato

seusite.com/especialidades

Como definimos que essas p√°ginas s√£o importantes na estrutura de nosso website, o Google tamb√©m achar√° que elas s√£o as mais importantes tamb√©m. 

O Google quer encontrar o melhor e mais √ļtil conte√ļdo de suas p√°ginas, ent√£o cabe a n√≥s colocar esse conte√ļdo l√°, em nossas p√°ginas top-level.

Então, se há páginas que você realmente quer classificar bem em buscas, certifique-se de que elas não estão escondidas em uma pasta em algum lugar longe do seu diretório raiz.

P√°ginas enterradas podem classificar bem em busca se as quest√Ķes forem altamente espec√≠ficas como “como fazer backup de website no wix‚ÄĚ.

Para consultas mais gerais-como “cirurgia pl√°stica”, por exemplo, voc√™ vai precisar de uma p√°gina top-level para competir com todos os outros conte√ļdos que est√£o competindo para o mesmo termo de pesquisa.

4. Usando subdomínios

O Google considera os subdomínios como sites diferentes do domínio principal.

Então existem prós e contras de se utilizar subdomínios.

Saiba que seu subdomínio não vai alimentar diretamente o SEO do seu domínio.

Ele pode te ajudar através dos links que trazem usuários para o domínio principal.

Desta forma, é importante que você coloque o seu blog como uma página top-level do seu domínio principal e não como um subdomínio.

5. Otimize suas URLs, t√≠tulos e descri√ß√Ķes

Tenha sempre suas palavras-chave escolhidas em mente quando voc√™ for escrever seu conte√ļdo e o texto tem de estar compat√≠vel com a estrutura definida anteriormente.

6. Como usar o redirecionamento 301

A beleza da web √© que ela nunca √© fixa. 

Voc√™ pode alterar constantemente o design, conte√ļdo e arquitetura de informa√ß√£o do seu website para criar a melhor experi√™ncia para seus usu√°rios.

Mas há uma desvantagem nisso. Quando você muda a estrutura do site, você muitas vezes acaba apagando páginas, ou simplesmente mudando o endereço delas (URLs).

Felizmente, h√° o redirecionamento 301 para isso.

Sempre que voc√™ excluir uma p√°gina, certifique-se de redirecionar a URL antigo para uma nova com conte√ļdo semelhante.

E se você está movendo uma página para um local diferente, e, portanto, uma URL diferente configure um redirecionamento 301 para o novo local.

A beleza do redirecionamento 301 √© a preserva√ß√£o do chamado “link juice”, o SEO que uma p√°gina construiu em toda sua hist√≥ria.

Dessa forma, a nova página pode aproveitar o ranking que a página antiga tinha para a partir daí melhorá-la.

7. Como usar tags can√īnicas

Usando um pouco de c√≥digo dentro da tag <head> de seu website, voc√™ pode utilizar uma tag can√īnica para assegurar que o google entenda qual a melhor p√°gina que representa determinado assunto ou palavra-chave no seu website.

Se por exemplo voc√™ tiver um ecommerce com vers√Ķes diferentes de um mesmo produto, as tags can√īnicas ser√£o muito valiosas para seu SEO.

Diversas plataformas de ecommerce usam URLs diferentes de cada variação do produto, e que trazem clientes sempre para uma mesma página, a página principal do produto.

Para o Google, um dos problemas mais graves de SEO m√©dico √© o conte√ļdo duplicado.

No caso acima temos v√°rias URLs diferentes (de cada varia√ß√£o do produto) com praticamente o mesmo conte√ļdo, ou seja conte√ļdos duplicados.

Para que o Google entenda que n√£o houve m√° f√© com c√≥pias e n√£o te penalize, √© necess√°rio adicionar uma tag can√īnica na <head> do c√≥digo de seu website apontando para a p√°gina que voc√™ escolher para rankear.

Um exemplo de tag can√īnica:

<link rel=”canonical” href=”https://seusite.com/blog”>

Se voc√™ tem o h√°bito de publicar artigos em diversos lugares al√©m do seu blog, como algum outro blog, no Linkedin ou no Medium, adicione sempre uma tag can√īnica aos posts para que o Google entenda que n√£o h√° duplicidade de conte√ļdo para n√£o ser penalizado.

8. A import√Ęncia de um sitemap

A maior utilidade de um sitemap XML é que ele dá aos robots do Google o mapa do tesouro ajudando a orientar como e onde eles podem andar no seu website.

Voc√™ pode fazer todo o tipo de coisas com seu sitemap, mas a fun√ß√£o mais importante √© informar ao Google sobre p√°ginas que podem n√£o estar bem conectadas internamente ou como elas est√£o ligadas externamente a outros sites. 

Voc√™ tamb√©m pode fornecer metadados, como quando a p√°gina foi atualizada pela √ļltima vez, quantas vezes a p√°gina foi alterada e a import√Ęncia de uma p√°gina em rela√ß√£o a outras URLs no seu site.

9. Construa uma p√°gina para os erros 404

√Č importante ter uma p√°gina chamada 404 e que tenha uma URL que termine em /404.

Esta p√°gina ameniza a dor de um usu√°rio que n√£o encontra a p√°gina desejada.

Quando uma pessoa entra na sua p√°gina 404, talvez fique um pouco decepcionada.

Afinal de contas, ele provavelmente clicou no link porque você disse para clicar e eles queriam aprender ou fazer algo lá.

Muitos sites tentam mitigar esse aborrecimento com uma p√°gina bem humorada.

Para mitigar a frustração do usuário encontrar uma página 404:

  • Deixe claro para as pessoas que algo correu mal. Um gigante 404 centrado na tela √© claro para os usu√°rios da web, mas a maioria das pessoas n√£o t√™m id√©ia do que √© um c√≥digo de erro de um site, quanto mais o c√≥digo espec√≠fico 404.
  • Ofere√ßa uma sa√≠da. Voc√™ pode fazer isso de muitas maneiras, mas algumas das mais √ļteis s√£o: uma caixa de pesquisa (para que eles possam procurar o que eles vieram buscar na p√°gina n√£o encontrada), links para as principais p√°ginas ou √°reas do site para que eles possam encontrar algo relacionado, ou um link de sua p√°gina inicial para que eles possam, pelo menos, voltar l√° e reorientar-se.
  • Fornecer um mecanismo de feedback. Se as pessoas est√£o caindo na sua p√°gina 404 pode haver algo de errado no seu website que nem voc√™ sabe. Um simples CTA de “Informar problema na p√°gina” com um link de email para voc√™ ou um tweet pr√©-preenchido pode deixar as pessoas dizer-lhe que algo est√° errado.

10. Alt tag em todas as imagens

Alt tags s√£o provavelmente o mais esquecido, mas incrivelmente √ļtil elemento HTML.

Esquecidos porque s√£o muitas vezes escondidos em interfaces CMS, mas incrivelmente √ļteis porque:

  • Elas fazem com que as imagens se tornem acess√≠veis para quem tem dificuldades de vis√£o (leitores de tela podem l√™-los atualmente);
  • Elas d√£o mais possibilidade para trabalhar suas palavras-chave.

Certifique-se de adicionar alt tags descritivas às suas imagens.

Certifique-se de que eles descrevem o conte√ļdo dessas imagens de uma forma que permite que as pessoas com problemas de vis√£o recebam sua mensagem.

Sempre que puder, mencione as palavras-chave de uma forma contextualmente relevante e não forçada, por todos os meios.

Isto não só ajudará os motores de busca do Google a identificar o assunto da sua página, mas também ajudará as pessoas que usam a pesquisa de imagens a encontrar o seu site.

Lembre-se também de renomear os arquivos das imagens com nomes relevantes e conectados com as palavras-chave escolhidas.

11. Configure o robots.txt

O arquivo robots.txt de um website permite que voc√™ d√™ instru√ß√Ķes aos robots que rastreiam suas p√°ginas.

A funcionalidade chave deste arquivo é a habilidade de não indexar determinadas páginas, o que é uma forma de informar ao google para não andar por determinadas áreas ou páginas de seu website.

Como aumentar o tr√°fego org√Ęnico do seu site?

Entender os fundamentos do que o Google procura √© o que mais importa em tr√°fego org√Ęnico para um website. Voc√™ consegue esse tr√°fego atrav√©s de uma boa consultoria de SEO para m√©dicos e cl√≠nicas.

O google se importa muito com três coisas:

1. Relev√Ęncia

O Google ir√° rastrear o seu post no blog e perguntar se o conte√ļdo √© relevante para a pesquisa da palavras-chave. 

Ent√£o, se voc√™ est√° falando sobre “dermatologista em S√£o Paulo”, certifique-se de que o Google pode facilmente encontrar esta palavra-chave em seu conte√ļdo.

Ou seja, inclua suas palavras-chave na URL, no t√≠tulo, na descri√ß√£o e no seu texto. 

2. Autoridade

O Google quer mostrar aos seus usu√°rios conte√ļdos de websites confi√°veis e com autoridade nos assuntos.

A Autoridade de um website varia em fun√ß√£o da sua popularidade, engajamento e do n√ļmero de sites que linkam para outros websites.

Voc√™ deve ent√£o focar primeiramente em criar uma audi√™ncia e uma marca em torno do seu conte√ļdo pois quanto mais pessoas acessarem e compartilharem seu conte√ļdo, mais autoridade o seu website vai ter.

3. Tempo no site

A terceira coisa que o Google realmente se preocupa é quanto tempo as pessoas estão permanecendo em seu website.

O leitor l√™ cuidadosamente e se envolve com o seu conte√ļdo? 

O google quer mostrar aos seus utilizadores o melhor conte√ļdo poss√≠vel.

Ent√£o, se ele pode dizer que as pessoas tiveram uma boa experi√™ncia lendo seu conte√ļdo, ele vai querer mostr√°-lo a mais pessoas.

No geral, se voc√™ se concentrar em criar um conte√ļdo que realmente serve aos seus leitores, os visitantes vir√£o ao seu website. 

Foque nos 3 pontos acima e produza conte√ļdo de forma consistente, com o tempo, voc√™ vai ver o seu crescimento org√Ęnico.

Uma √ļltima pequena dica: certifique-se de que o seu site carrega r√°pido.

Se você estiver usando hospedagem de terceiros, certifique-se de que suas páginas da web carregam em 3 segundos ou menos. Tudo isto está ligado à uma melhor experiência do utilizador.

SEO Local

Comece sua estrat√©gia de SEO m√©dico criando uma conta no Google My Business (GMB). 

Um perfil bem feito no GMB terá um impacto significativo no seu SEO pois ele ajuda o Google entender o que você faz e ao mesmo tempo serve como ferramenta de SEO local.

Setup do Google My Business

  • Coloque o nome de sua empresa: Se sua empresa j√° estiver listada no Google voc√™ pode reivindic√°-la. Caso contr√°rio, voc√™ pode criar um novo cadastro.
  • Defina suas categorias prim√°rias e secund√°rias: Isso ajudar√° voc√™ a ser descoberto quando algu√©m estiver pesquisando nessas categorias.
  • Preencha seu endere√ßo comercial: Se voc√™ administra um neg√≥cio que recebe clientes, como uma loja ou um restaurante, conv√©m que seu endere√ßo fique vis√≠vel. No entanto, se sua empresa n√£o for um lugar onde os clientes v√£o diretamente, voc√™ pode ocultar seu endere√ßo. O Google exibir√° apenas a √°rea em que voc√™ atende.
  • Insira o seu telefone comercial: Certifique-se de adicionar seu n√ļmero de telefone para que os clientes possam entrar em contato com voc√™ facilmente. Se o cliente quiser perguntar algo e o n√ļmero no Google n√£o funcionar, eles v√£o presumir que seu neg√≥cio fechou.
  • Tenha um website: Se voc√™ tiver um site, poder√° adicion√°-lo ao seu perfil do GMB. O Google torna mais f√°cil para os usu√°rios encontr√°-lo adicionando um bot√£o ‚ÄúSite‚ÄĚ ao seu cadastro.

Dica: Verifique a localização da sua empresa no GMB para melhorar sua classificação local na Pesquisa do Google e no Google Maps.

Adicione qualquer informação adicional sobre sua empresa ao perfil do GMB para ajudar o Google a entender completamente do que se trata o seu negócio e informar aos clientes em potencial sobre seus serviços. Além disso, também aumentará a probabilidade de sua página se classificar e se destacar da concorrência.

  • Adicione o hor√°rio de funcionamento: Certifique-se de colocar suas horas de trabalho exatas, tanto as horas normais quanto as dos feriados. Se voc√™ acabar mudando seu hor√°rio de trabalho, certifique-se de alter√°-lo tamb√©m no GMB para evitar decepcionar e perder clientes.
  • Liste as vantagens e benef√≠cios de seu neg√≥cio
  • Adicione seus produtos ou servi√ßos: Isso √© especialmente √ļtil para empresas baseadas em servi√ßos, permitindo que voc√™ informe seus clientes sobre os servi√ßos que oferece sem a necessidade de ter um site caso n√£o possa investir.
  • Descreva seu neg√≥cio: Inclua palavras-chave locais relacionadas ao seu neg√≥cio para ajudar os clientes a descobri-lo nas pesquisas.
  • Aten√ß√£o as perguntas e respostas: Seus clientes podem deixar perguntas sobre sua empresa para voc√™ responder ou, alternativamente, voc√™ pode adicionar perguntas que considera relevantes para seus clientes e respond√™-las no lugar deles. Lembre-se, por√©m, de que seus clientes tamb√©m podem responder a essas perguntas. Portanto, acompanhe as perguntas mencionadas e certifique-se de que todas as respostas s√£o 100% precisas.
  • Mantenha seu perfil atualizado: A configura√ß√£o de um perfil GMB n√£o √© uma tarefa √ļnica. Se algo em sua empresa mudar, como seu nome, telefone ou ofertas de servi√ßo, certifique-se de que sua listagem no Google reflete isso. Mesmo os menores detalhes que n√£o s√£o atualizados, como fechar 30 minutos antes, podem ter um impacto negativo em seus neg√≥cios, avalia√ß√Ķes, reputa√ß√£o e classifica√ß√Ķes. E como qualquer pessoa pode sugerir edi√ß√Ķes em sua listagem de empresas (e o Google pode aceit√°-las), verifique regularmente seu perfil para garantir que n√£o haja informa√ß√Ķes imprecisas.
  • Suba imagens de qualidade: Boas fotos causam boas impress√Ķes aos clientes em potencial de sua empresa antes que eles a visitem. Voc√™ deve incluir:

Uma foto externa do seu local para que seja f√°cil encontr√°-lo da rua.

Fotos de dentro para que as pessoas possam ter uma ideia de como é o interior.

Fotos da equipe. Inclua fotos de sua equipe para mostrar o lado humano de sua empresa.

Publique posts no seu perfil GMB

O Google Meu Neg√≥cio tamb√©m pode atuar como uma rede social para sua empresa. Voc√™ pode postar atualiza√ß√Ķes, promo√ß√Ķes, ofertas, eventos, not√≠cias e artigos informativos curtos. Essas postagens impactam positivamente sua classifica√ß√£o na Pesquisa Google e as postagens mais recentes aparecer√£o quando algu√©m abrir seu perfil no Google Maps. Aqui est√£o algumas id√©ias:

  • Atualiza√ß√Ķes: Fechado temporariamente para reforma? Mudou seu hor√°rio comercial? Informe seus clientes postando uma atualiza√ß√£o em seu perfil do GMB.
  • Novidades? Mostre novos produtos ou servi√ßos de sua empresa. Voc√™ pode postar sobre os novos servi√ßos que est√° oferecendo para manter os clientes atualizados.
  • Ofertas exclusivas: O Google vai at√© adicionar um bot√£o ‚ÄúVer oferta‚ÄĚ para esses tipos de postagens.
  • Eventos: Quando voc√™ est√° realizando algum evento local, pode reunir um p√ļblico diretamente de seu perfil do GMB. 

Incentive coment√°rios

As avalia√ß√Ķes dos clientes influenciam as classifica√ß√Ķes. Quanto melhores forem seus coment√°rios, maior ser√° a probabilidade de obter uma classifica√ß√£o mais elevada no Google.

Faça o seguinte:

  • Ofere√ßa uma boa experi√™ncia ao cliente: Nem √© preciso dizer, mas ter um excelente atendimento ao cliente √© a melhor maneira de obter avalia√ß√Ķes.
  • Lembre seus clientes a deixar coment√°rios: Ao interagir com os clientes em seu local, pergunte se eles gostaram do servi√ßo e, em caso afirmativo, diga a eles que voc√™ gostaria de uma avalia√ß√£o do Google. Envie mensagens de texto ou e-mails para seus clientes ap√≥s visitarem sua empresa ou mostre a eles notifica√ß√Ķes no aplicativo se sua empresa tiver um aplicativo m√≥vel. 
  • Crie uma URL para os coment√°rios: Torne mais f√°cil para seus clientes deixar coment√°rios criando um link de coment√°rio. Voc√™ pode at√© transform√°-lo em um QR code que pode ser colocado em seu local.
  • Responda os coment√°rios: Os clientes apreciam quando o propriet√°rio da empresa responde √† sua avalia√ß√£o. Uma simples nota de agradecimento pode ajudar muito e mostrar a todos que voc√™ se preocupa com seus clientes. E sim, voc√™ deve responder a coment√°rios positivos e negativos.

Use redes sociais

Embora redes sociais n√£o influenciem diretamente sua classifica√ß√£o nas pesquisas do Google, ela aumenta sua presen√ßa online. Voc√™ deve criar perfis em v√°rias redes sociais e mant√™-los ativamente. Esses perfis tamb√©m podem atuar como cita√ß√Ķes de NAP (nome, endere√ßo e telefone) confi√°veis, uma vez que redes sociais t√™m alta autoridade de dom√≠nio.

Como uma empresa local, você deve ter pelo menos um perfil social nos seguintes sites:

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Pesquise palavras chave locais

Agora, vamos falar sobre SEO local para seu site. O primeiro passo aqui é fazer sua pesquisa local de palavras-chave.

A pesquisa de palavras-chave aqui, no entanto, é um pouco diferente do SEO global, já que você deseja principalmente classificar em palavras-chave de serviço. Veja como você pode fazer uma pesquisa de palavras-chave de SEO para médicos:

  • Crie uma planilha  para ter controle de suas pesquisas
  • Descubra novas palavras-chave: Comece com palavras-chave comuns que voc√™ deseja classificar. Em seguida, coloque essas palavras-chave em sites como UbberSuggest e encontre novas palavras-chave semelhantes para adicionar √† sua planilha.
  • Pesquise a concorr√™ncia: Use o Semrush para descobrir quais palavras-chave seus concorrentes locais est√£o classificados e para adicionar novas palavras √† sua lista.
  • Ignore palavras-chave globais

Otimização de SEO

Quando terminar de coletar suas palavras-chave, é hora de otimizar seu site de acordo com as práticas recomendadas de SEO:

  • Title tag – inclua a palavra-chave principal da p√°gina nas tags de t√≠tulo HTML.
  • Meta description – crie uma descri√ß√£o curta, por√©m informativa, para cada p√°gina que tamb√©m inclua a palavra-chave principal.
  • Tag H1 – A tag H1 deve ser usada apenas uma vez na p√°gina e deve ser o t√≠tulo principal da p√°gina.
  • Tags H2 – mencione a palavra-chave principal e varia√ß√Ķes dela nos cabe√ßalhos H2.
  • Imagens – inclua a palavra-chave principal no texto alternativo de suas imagens na p√°gina.
  • Use URLs curtas 
  • Linke outras p√°ginas internas –  A maioria das suas p√°ginas da web deve ter links entre si, quando for relevante. Isso ajuda os mecanismos de pesquisa a descobrir todas as suas p√°ginas quando as est√£o rastreando. Se n√£o houver links para algumas de suas p√°ginas, o Google n√£o consegue v√™-las. Al√©m disso, a interliga√ß√£o ajuda na classifica√ß√£o e as p√°ginas com maior valor s√£o classificadas em posi√ß√Ķes mais altas. Uma p√°gina obt√©m valor agregado quando outras p√°ginas vinculam a ela. Por exemplo, na barra de navega√ß√£o do seu site, √© uma boa pr√°tica ter um menu de “Servi√ßos”, onde voc√™ vincula todos os seus diferentes servi√ßos. E se voc√™ tiver locais diferentes, pode criar um link para eles em uma lista suspensa ‚ÄúLocais‚ÄĚ. 
  • Use schema markup – Schema markup √© um c√≥digo de marca√ß√£o de dados estruturados que voc√™ pode adicionar a diferentes elementos do seu site e que informa aos mecanismos de pesquisa quais s√£o esses elementos. Voc√™ pode marcar seu nome, endere√ßo, telefone, hor√°rio de trabalho, classifica√ß√Ķes e coment√°rios. Ser√° mais f√°cil para o Google encontrar suas informa√ß√Ķes e apresent√°-las em rich snippets. O Google tem uma excelente ferramenta auxiliar de marca√ß√£o para dados estruturados, que simplificar√° o processo.

Invista em um bom website

Para ser classificado no Google, seu site deve ter as seguintes p√°ginas:

  • Landing pages de local: Em seu site, voc√™ deve ter p√°ginas de destino separadas para cada local em que opera. 
  • Landing pages de servi√ßos: Al√©m de locais, crie p√°ginas de destino para diferentes tipos de servi√ßos que voc√™ oferece. √Č aqui que entra a pesquisa de palavras-chave para voc√™ criar uma p√°gina de servi√ßo para cada uma das palavras-chave que descobriu. Al√©m disso, cada p√°gina de servi√ßo deve ter uma captura de contato. Pode ser um simples bot√£o ‚ÄúFale conosco‚ÄĚ ou um pequeno formul√°rio de contato. Se os clientes em potencial que acessam seu site n√£o puderem entrar em contato com voc√™ facilmente eles sair√£o de sua p√°gina.
  • P√°gina Sobre N√≥s: Aqui, voc√™ est√° apresentando sua empresa para algu√©m que pode estar vendo pela primeira vez. Inclua informa√ß√Ķes que descrevam seu neg√≥cio como sua miss√£o, √°reas em que voc√™ se especializa e suas principais realiza√ß√Ķes, o que lhe dar√° credibilidade. E, se puder, mostre sua equipe. 
  • P√°gina de Contato: √Č importante ter uma p√°gina onde clientes em potencial possam descobrir como entrar em contato com voc√™. Certifique-se de listar seu n√ļmero de telefone, endere√ßo de e-mail ou adicionar formul√°rio de contato onde qualquer pessoa pode lhe enviar uma mensagem. Al√©m disso, crie um link para sua p√°gina de contato a partir de suas p√°ginas de localiza√ß√£o e servi√ßo, para que todos que acessem elas possam entrar em contato com voc√™ facilmente.

Construa backlinks

Fazer com que outros sites tenham um link para o seu sinaliza ao Google que seu site é uma fonte confiável e, portanto, o Google classifica melhor suas páginas.

Sua p√°ginas web precisam ser r√°pidas e mobile friendly

A qualidade do seu site tem um impacto muito significativo no seu SEO. Por um lado, o Google faz a indexa√ß√£o primeiro para dispositivos m√≥veis. Portanto, se o seu site n√£o funcionar em dispositivos m√≥veis, suas classifica√ß√Ķes ser√£o seriamente prejudicadas. Use a pr√≥pria ferramenta do Google para verificar se seu site √© compat√≠vel com dispositivos m√≥veis.

A velocidade de carregamento também é um fator. Se o seu site leva 5 segundos para carregar, a maioria das pessoas simplesmente fecha e vai para a concorrência.

Faça tráfego pago para acelerar o processo

Quer come√ßar a ter tr√°fego antes que o SEO comece a dar resultados? Fa√ßa an√ļncios locais. Todas as empresas podem ter bons lucros com a veicula√ß√£o de an√ļncios na internet. Basta exibir an√ļncios para as palavras-chave que voc√™ deseja classificar atrav√©s do Google Ads. Essa tamb√©m √© uma boa maneira de verificar a lucratividade de uma determinada palavra-chave, sem passar de 5 a 6 meses tentando classific√°-la. 

Exibir an√ļncios no Google Maps tamb√©m √© especialmente √ļtil para empresas com base em localiza√ß√£o. Seu neg√≥cio aparecer√° acima das demais, independentemente de quantos coment√°rios voc√™ tenha.

Qual é a diferença entre SEO e SEO local?

A principal diferença entre o SEO global e as estratégias locais de SEO é seu objetivo. O SEO global visa classificar seu site em palavras-chave em nível nacional ou internacional, enquanto o SEO local se concentra em classificar seu negócio na área local em que você opera.

Com o SEO local, voc√™ segmentaria palavras-chave como ‚Äúcl√≠nica dermatologia Jo√£o Pessoa‚ÄĚ, ‚Äúcirurgia pl√°stica Jo√£o Pessoa‚ÄĚ etc.

Com o SEO global, por outro lado, voc√™ segmenta palavras-chave menos espec√≠ficas do local, como “o que √© uma cirurgia bari√°trica”, “sistema de telemedicina” etc.

O SEO global envolve a cria√ß√£o de muito conte√ļdo de blog e uma atua√ß√£o mais consistente no SEO. O SEO local, por outro lado, √© mais sobre constru√ß√£o de p√°ginas de locais e servi√ßos espec√≠ficas e cria√ß√£o de cita√ß√Ķes.

Você deve incluir sua localização no nome da empresa?

Não, não é necessário incluir sua localização no nome da empresa para fins de SEO.

Se sua empresa local j√° se chama ‚ÄúRio de Janeiro Dermato‚ÄĚ, est√° tudo bem. Mas se for ‚ÄúLuiza Ramos Dermatologia‚ÄĚ, voc√™ n√£o deve listar seu nome como ‚ÄúLuiza Ramos Dermatologia no Rio de Janeiro‚ÄĚ em perfis de neg√≥cios, apenas para classificar para palavras-chave locais.

Em vez disso, há muitos outros lugares para mencionar sua localização no seu site e na lista do GMB.

Quantas cita√ß√Ķes locais voc√™ precisa para um melhor SEO m√©dico?

Embora n√£o haja um n√ļmero exato de cita√ß√Ķes que voc√™ deve ter para ter uma classifica√ß√£o mais alta, voc√™ deve ter como objetivo construir pelo menos 20 cita√ß√Ķes. Outra dica √© criar cita√ß√Ķes em diret√≥rios locais relevantes para a sua categoria.

Quanto tempo demora para ter resultados com SEO local?

Geralmente, pode levar de 3 meses a um ano para ver os resultados de sua estratégia de SEO medico local, dependendo do nível de competição.

Se ninguém em sua localização se concentra em SEO local, você pode começar a classificar em poucos meses se souber o que está fazendo.

Por outro lado, se voc√™ quiser se classificar para algo dif√≠cil como ‚Äúmedicina S√£o Paulo‚ÄĚ, vai levar muito tempo e um or√ßamento muito robusto.

O diferencial do nosso sistema e dos resultados que ele proporciona n√£o est√° apenas nas ferramentas que utilizamos e sim na forma como utilizamos, focado em conduzir novos clientes em uma jornada de descoberta at√© a contrata√ß√£o e que nos permite desenvolver estrat√©gias capazes de aumentar o n√ļmero de visitantes do seu site com trafego org√Ęnico e trafego pago.

Somos uma ag√™ncia especializada em marketing para m√©dicos e estamos disponibilizando neste link um ebook gratuito de SEO para m√©dicos.

Tamb√©m criamos um assistente virtual que √© otimizado para atrair clientes online e os ajuda a fazerem sozinhos agendamentos e pagamentos de consultas e ainda envia lembretes por email e sms para que voc√™ possa focar exclusivamente na parte mais importante de seu trabalho sem interrup√ß√Ķes para cuidar das marca√ß√Ķes.

Estamos em várias redes sociais dando dicas valiosas por lá, então siga-nos na sua rede preferida e caso queira conversar mais sobre marketing para médicos e clínicas agende uma conversa gratuitamente com um de nossos especialistas.

TELEMEDBRASIL

* preenchimento obrigatorio
Ebook

D√ļvidas na escolha do seu plano?

Estamos aqui para te ajudar. Clique no bot√£o abaixo.

telemed logo effect