Updated on dezembro 17th, 2022

Mídias Digitais para a Medicina

Para quem deseja atingir o público-alvo de forma segmentada e aumentar significativamente seu alcance, as mídias digitais para a medicina são de extrema importância.

O marketing para profissionais da área médica é uma das principais estratégias para quem quer ter visibilidade e notoriedade.

Importância das mídias digitais para a medicina

Por meio de uma estratégia digital cuidadosa, bem planejada e executada, bons resultados serão alcançados. Pode-se citar como resultados de uma boa estratégia de marketing:

  • Aumento na influência digital;
  • Aumento no reconhecimento profissional (autoridade);
  • Aumento nas vendas de produtos ou serviços.

Empresas e profissionais da área médica estão divulgando cada vez mais seus negócios e serviços através das mídias digitais, por precisar se posicionar e reforçar sua autoridade no mercado para atrair e conquistar mais clientes.

Mídias digitais para a medicina
Mídias digitais para medicina. Fonte: Freepik

É de extrema importância entender que existem novas maneiras de atrair diretamente seu público-alvo, como por exemplo: estratégias de divulgação na internet e marketing para profissionais.

Com as mídias digitais para a medicina bem estruturadas, você (profissional) pode se conectar com mais facilidade com pessoas que estão interessadas em seus produtos ou serviços. Isso é conseguido fornecendo conteúdo relevante de forma estratégica para clientes em potencial. Construir essa presença através da entrega de algo que o seu cliente precisa, ou seja, a “sua dor” é um chamariz de audiência na internet.

Criação de autoridade

Uma vez que através de perfis, site e/ou blogs com conteúdo de valor e diferentes estratégias para se comunicar com o público, constrói-se a autoridade.

Assim sua imagem é formada e validada pelo seu público na internet, ou seja, o que os clientes em potencial pensam de você lhe trará um público fiel e reconhecimento.

Mídias digitais para a medicina
Mídias digitais para a medicina. Fonte: Freepik

Lembre-se que quem não é visto não é lembrado. Desta forma, você obtém credibilidade e uma autoridade bem projetada por meio de estratégias e técnicas de marketing digital. Assim, seus possíveis clientes com o perfil de adquirir os seus serviços ou consumir seu conteúdo chegam até você.

A autoridade pode ser estabelecida por meio de trocas profissionais e experiências, principalmente por meio de conteúdos práticos e valiosos para ensinar e atrair pessoas. O processo de atração de clientes está diretamente relacionado à produção de bons conteúdos.

Conquistar clientes

A atração está longe de ser suficiente, é muito importante também manter essa relação continuada, e isso agora está nas mãos do marketing digital, como email e redes sociais (WhatsApp, Telegram, Facebook e Instagram).

Procure sempre atrair seu público, envolvê-lo com conteúdo relevante, use técnicas de marketing digital e tenha em mente que você precisa cultivar esse relacionamento de acordo com o que é procurado pelo seu público. A ideia é colocar em prática atividades reais de marketing, que é o que as pessoas valorizam e ajuda a atrair e manter clientes.

O que são mídias digitais?

Resumidamente as mídias digitais para a medicina são ferramentas e canais de comunicação para se conectar com o público na internet, que é o meio de divulgação de informação.

Portanto, ao contrário da mídia analógica, também conhecida como mídia tradicional, como cartas, rádios, carros de som, a mídia digital oferece a possibilidade de feedback em tempo real do receptor.

Em um veículo de comunicação analógico, como por exemplo um jornal impresso, o destinatário não pode responder na mesma hora às informações que recebeu ou leu.

As ferramentas de mídias digitais têm a capacidade de aumentar a proximidade e de dar um feedback do seu trabalho e estratégias de divulgação do modo imediato.

Mídias digitais para a medicina
Mídias digitais para a medicina. Fonte: Freepik

Como o canal de comunicação das mídias digitais é a própria Internet, ele pode responder a qualquer momento, seja apenas para falar sobre opiniões próprias, perguntar algo, fazer um elogio ou criticar.

Mídia paga ou orgânica?

Cada tipo de mídia tem suas vantagens, vamos conhecê-las a partir de agora.

Mídia paga

A mídia digital paga é mais semelhante a outros tipos tradicionais de mídia.

Assim como os patrocinadores pagam para exibir anúncios em redes de televisão ou rádio, empresas e profissionais da Internet também pagam pelo espaço para divulgação da marca, serviços e produtos exibidos nos sites e plataformas com maior alcance. A mídia social geralmente usa ferramentas de publicidade para aumentar a cobertura de perfis, páginas e postagens, embora algumas ferramentas (como o Facebook) também exibam banners em suas páginas.

Mídias digitais para a medicina
Mídias digitais para a medicina. Fonte: Freepik

A maior vantagem da mídia digital paga é a velocidade. Com apenas alguns cliques, você pode obter amplo conhecimento da marca.

No entanto, não esqueçamos que existem milhões de empresas na Internet, e as pessoas tendem a ignorar esses anúncios devido à poluição do conteúdo publicitário disponível.

Por isso, a estratégia de divulgação dos anúncios e onde eles são expostos precisa ser definido com muito cuidado.

Outra forma de divulgar um site ou uma marca é pagar para colocar o seu link em matérias de sites conhecidos, a chamada compra de backlink. Assim você consegue aumentar a autoridade do seu site de modo mais acelerado.

 Mas calma, essa compra deve ser feita aos poucos e de modo constante. Se você comprar muitos de uma vez ou associar a sites não confiáveis essa estratégia pode se voltar contra você.

Mídia orgânica

Nos motores de busca, as mídias com maior alcance de público podem ser visualizadas diretamente nos primeiros links que aparecem nos resultados naturais de pesquisa no Google ou em pesquisas dentro das redes sociais sem a necessidade de estar pagando.

Mídia orgânica é a mídia que não paga diretamente para ser sugerida nas buscas. Seu conteúdo é mais facilmente achado na internet e assim a distribuição ou promoção de conteúdo é maior.

No entanto, embora seja basicamente gratuita, requer investimentos para atrair o público.

O crescimento orgânico se dá através de diferentes estratégias, como:

  • Ter uma identidade visual definida;
  • Garantir qualidade de conteúdo;
  • Seguir métricas de estrutura de texto;
  • Escolher as palavras chave adequadamente;
  • Ter um site ou blog eficiente.
  • Usar hashtags mais em alta e adequadas ao nicho (redes sociais);
  • Definir um padrão do conteúdo e frequência de postagem (blog ou redes sociais);
  • Criar um bom funil de conversão seja em site, blog ou em redes sociais.

Geralmente leva mais tempo para integrar estratégias de atratividade e posicionamento, por isso, ao escolher este tipo de comunicação, é importante adotar uma perspectiva estratégica de longo prazo.

Briefing

Para alguns pode ser um nome desconhecido, mas em breve vai se tornar um nome comum, este é sem dúvida o primeiro passo em qualquer plano e requer um design cuidadoso. É ele quem garante informações suficientes sobre o cliente e um entendimento completo do público-alvo.

Mídias digitais para a medicina
Fazer um briefing é importante. Fonte: Freepik

A identificação e análise dos concorrentes é outra etapa importante neste processo. O truque é realizar testes de benchmark reais para entender melhor a situação dos agentes e detectar os pontos fortes e fracos dos concorrentes.

Provavelmente agora você entendeu que o marketing digital e as suas nuances estão embutidos na mídia digital e que os benefícios de investir nesses canais são vários.

Perguntas mais frequentes

Quantas redes sociais os médicos devem utilizar?

Não tem número máximo, o importante é divulgar seu trabalho ou clínica para o maior número de pessoas e ele pode usar essas seguintes plataformas:  Facebook, LinkedIn, Youtube, Whatsapp e Telegram.

Como o médico deve se planejar na mídia digital?

A mídia digital consegue dar um suporte muito bom para a medicina, principalmente falando de comunicação em qualquer lugar. Mas para ter uma boa lista de clientes via internet ou mídias socias, é necessário saber algumas etapas para utilizar melhor essas ferramentas, as etapas são:

  • Briefing
  • Estratégia
  • Canais
  • Conteúdo
  • Cronograma
  • Monitoramento
  • Apresentação
  • Execução

Seguindo e determinando cada uma dessas etapas você conseguirá construir um plano de Marketing digital com eficiência.

Quais os melhores canais para a medicina?

Existem vários e isso vai depender do seu público. Como por exemplo: mídias sociais, influenciadores digitais, blogs corporativos, email marketing e reportagens nos principais portais digitais.

Somos uma das maiores agências do Brasil especializada em marketing digital para médicos e criamos um assistente virtual que é otimizado para atrair clientes online e os ajuda a fazerem sozinhos agendamentos e pagamentos de consultas e ainda envia lembretes por email e sms para que você possa focar exclusivamente na parte mais importante de seu trabalho sem interrupções para cuidar das marcações. Se quiser conversar mais sobre marketing para médicos e clínicas agende uma conversa gratuita aqui com um de nossos especialistas.

Dúvidas do seu plano?

Estamos aqui para te ajudar. Clique no botão abaixo.

telemed logo effect