Google Meu Negócio Para Médicos

É muito importante saber como usar o Google meu negócio para médicos a favor da sua clínica ou consultório.

Quando uma pessoa precisa utilizar serviços de saúde, uma das primeiras ações que ela tem é acessar a internet e procurar a opção que mais atende aos seus anseios.

O Google é utilizado por muitas pessoas por estar disponível a partir de diferentes dispositivos que tenham acesso à internet, como computadores, notebooks, tablets e smartphones, e por entregar resultados rapidamente. No entanto, diante de tanta concorrência online, como destacar sua empresa no mundo virtual?

Se você deseja atrair mais pacientes para a sua clínica, é preciso que ela esteja presente no mundo digital e o Google meu negócio para médicos é uma ferramenta gratuita indispensável para seu consultório aparecer nas buscas do Google.

Ele funciona de uma forma muito dinâmica e atrai a atenção dos utilizadores por meio de pesquisas locais e precisa estar na sua estratégia de marketing médico.

Dependendo da sua localização e do termo pesquisado, o Google apresentará perfis de consultórios e clínicas situadas na região onde você se encontra, como uma forma de você encontrar mais rapidamente o que procura de qualquer especialidade médica.

Qualquer que seja o termo pesquisado, o Google apresentará sempre resultados de médicos que tenham perfis criados no Google meu Negócio.

Esses perfis são apresentados na busca e no Google Maps gratuitamente e são criados e geridos a partir do Google Meu Negócio (ou GMB), onde você encontrará diferentes ferramentas para gerenciar eficazmente a comunicação do seu negócio e a forma como ele aparece para quem pesquisa no Google.

O cadastro nesta plataforma permite que, quando há uma busca no Google pelo nome do consultório ou mesmo por algumas palavras-chave, apareça, ao lado direito da tela, uma ficha com informações, com fotos, endereço, telefone, website, horário de atendimento e depoimentos de usuários.

Ao realizar o cadastro, é importante acrescentar o máximo de informações possível, pois isso minimiza atendimentos que poderiam ser respondidos facilmente por esse aplicativo. O primeiro passo é acessar o aplicativo Google meu Negócio e inserir todas as informações requeridas. Depois, estimule os pacientes a deixarem depoimentos na página.

Esses comentários, classificados com 1 a 5 estrelas, aparecerão para todos que buscarem pela empresa. Outro ponto importante é manter a página sempre atualizada. O Google Meu Negócio conta com a seção “Publicações”, que permite que você coloque novos conteúdos, compartilhe fotos do dia a dia profissional e divulgue os textos mais recentes do seu blog.

Porque os médicos devem usar o Google Meu Negócio?

O google meu negócio para médicos dá diferentes possibilidades de gestão e principalmente, liberta-o da necessidade de entender sobre SEO e principalmente sobre SEO local, ou seja, otimização para motores de busca de negócios locais, que é uma assunto complexo e que tem em consideração diferentes tipos de fatores de rankeamento local.

Como o Google está constantemente alterando a forma como as pessoas buscam por informações em seus celulares, talvez seja bom você prestar atenção ao Google Meu Negócio e ao que ele pode fazer por você e por seu consultório médico.

Estas são algumas das coisas que poderá fazer utilizando o google meu negócio para médicos:

  • Definir o nome e apresentação de sua empresa;
  • Definir o endereço de localização de seu consultório;
  • Definir os horários de atendimento;
  • Adicionar informações de contato como email, telefone ou website;
  • Apresentar fotografias do seu consultório e fotografias tiradas por clientes;
  • Publicar atualizações no perfil do seu consultório para avisar de alguma alteração;
  • Gerenciar outras informações secundárias a respeito de seu trabalho.

Cerca de 97% dos consumidores hoje lêem reviews de negócios locais antes de tomarem uma decisão de compra, então para um negócio local, ter uma presença adequada no Google é fundamental.

Vantagens de usar o google meu negócio para médicos

Existem diferentes vantagens ao utilizar o Google meu Negócio, algumas delas já indicadas acima. No entanto, existem outras vantagens que estão além do que é percebido por alguém que use marketing local na sua cidade.

1. É importante para o SEO local

A grande maioria dos negócios locais não conseguem criar um website ou trabalhar com marketing de conteúdo pelos custos e trabalhos associados.

No entanto, com o Google meu Negócio, é possível trabalhar o SEO (otimização para motores de busca) do seu consultório e a forma como ele aparece quando alguém procura na sua cidade por um serviço relacionado.

Trabalhando bem a descrição e informação a respeito da sua especialidade, o nome de sua empresa, os links para as suas mídias sociais, etc., você poderá melhorar consideravelmente a forma como você aparece no Google e com isso atrair um maior número de pacientes ao seu consultório.

2. Ajuda a superar a sua concorrência

Se os seus colegas já estão usando o Google meu Negócio, é provável que estejam atraindo clientes que poderiam ser seus.

Se você realizar um bom trabalho na configuração do seu negócio local, você poderá tornar o seu consultório mais relevante para quem pesquisa, superando seus colegas.

Tenha em mente que o Google tem em consideração diversos fatores para posicionar um negócio local primeiro que outro nos resultados de pesquisa. O negócio que gera mais taxa de cliques, por exemplo, pode indicar um negócio mais procurado pelos pacientes.

3. Ajuda a criar ligação com seus pacientes

Cerca de 85% dos consumidores hoje, acreditam em avaliações sobre um negócio local.

Isto significa que se o seu negócio receber avaliações bastante positivas, você poderá criar uma maior ligação com os seus clientes e aumentar o envolvimento desses mesmos clientes com a sua marca.

É importante que responda a todas as avaliações dos seus clientes e que demonstre que se preocupa em prestar um serviço de elevada qualidade agradecendo aos seus pacientes pelos comentários.

Criando uma relação mais próxima com o seu público, você estará um passo à frente dos seus concorrentes na atração de mais pacientes para o seu consultório.

4. Permite acompanhar métricas em tempo real

Ao utilizar o Google meu Negócio, você, médico, terá acesso a diferentes tipos de métricas a respeito do seu consultório, nomeadamente a quantidade de pessoas que visualizou o perfil, quantas pessoas interagiram, quantas fotografias visualizaram, quantas pessoas pediram direcções para chegar no seu consultório, quantas pessoas telefonaram, entre outras métricas.

Olhar para as métricas é fundamental para ajudar o seu negócio a crescer localmente, oferecendo aos seus clientes o tipo de experiência que eles procuram.

Acompanhe as principais métricas disponibilizadas pelo Google meu Negócio para entender o comportamento dos seus pacientes e ir ao encontro dessas necessidades.

Principais Benefícios do Google Meu Negócio para Médicos

Benefício 1 : Seus clientes encontram rapidamente suas informações

Quem procura empresas no Google para saber endereço, horário de funcionamento, avaliações de usuários, etc? Quase todo mundo.

E quem passa dessa pesquisa do Google para a página inicial de seu website? Pouca gente.

Existe um percentual enorme de sua base de clientes que perderá o interesse em você se não encontrar as informações de que precisam nesta pesquisa inicial.

O benefício número um de estar nesta plataforma é que ela funciona como seu site fora do seu site.

E o Google favorece fortemente as empresas que lá estão na busca local em vez dos resultados orgânicos.

Você quer que seus clientes o encontrem facilmente? Para que as pessoas tenham uma forma imediata e direta de entrar em contato com você?

Então o Google Meu Negócio é obrigatório para você.

Benefício 2: Aumente sua visibilidade gratuitamente

Agora vamos falar sobre SEO local. Atualmente a maioria das pesquisas são locais. Na maioria das vezes, quando alguém está procurando um serviço ou produto, o Google se antecipa e adiciona as palavras invisíveis “perto de mim” e “[nome da cidade]” automaticamente.

No entanto, existe uma maneira melhor, fornecida a nós pelo desejo insaciável do Google de tornar as coisas mais convenientes.

Sempre que você fizer uma pesquisa local, o Google (de forma útil) lhe dará um mapa local, que será tão objetivo que poucas pessoas procurarão ainda mais alguma coisa.

De acordo com o Google, três fatores principais entram em jogo ao classificar sites neste mapa local: Relevância, Distância e Destaque.

E um dos pilares do Destaque é sua posição nos resultados da web, então as melhores práticas de SEO também se aplicam à otimização de busca local.

Isso significa que, embora a otimização do seu site ainda seja muito importante, de acordo com o próprio Google, ela é apenas um dos três fatores mais importantes que eles consideram ao nos classificar.

Hoje, no mundo do SEO local, o GMB é vital, simplesmente porque poucas pessoas continuarão nas buscas para encontrar o seu site.

Benefício 3: Se relacione com seus clientes

A chave para um negócio de sucesso não é atrair um cliente que compre algo no valor de $100 uma vez, mas construir um relacionamento com um cliente que se sentirá bem por gastar $ 10.000 em cinco anos e o GMB é um dos principais ingredientes para fazer isso hoje.

Por meio de recursos como mensagens, Google Posts e análises do Google, construir um relacionamento duradouro com uma base de clientes se torna muito mais fácil.

Considere o seguinte: hoje, se um cliente gosta de você, ele pode deixar uma avaliação do Google diretamente e você pode responder a ela ali, ambos conectados por meio de uma estrutura compartilhada gratuitamente pelo Google.

Com comentários e postagens, você pode falar diretamente com seus clientes, contar-lhes novidades sobre seu serviço, criar ofertas especiais, etc. É uma maneira de transformar seu cliente ocasional em um cliente recorrente.

Benefício 4: É uma das principais estratégias de SEO para o seu consultório médico

Outra razão pela qual as empresas, não importa quão local ou global, precisam estar no GMB, é que é uma das poucas maneiras diretas de alimentar as informações ao Google. Isso faz com que o Google crie mais rapidamente um painel de seu consultório ou clínica e enriqueça as SERPs de sua marca, o que sempre é uma boa notícia para as empresas.

Quanto mais informações sobre sua empresa o Google recebe, mais provável é que ele considere você uma “autoridade” com um certo número de informações que o mecanismo de busca precisa exibir.

Ao usar o Google Meu Negócio, você não está apenas fornecendo informações para o Google rastrear e indexar, como em uma página web normal, mas colocando as informações diretamente de onde o Google pode facilmente extraí-las e fornecê-las para todos que tenham interesse em você.

Como criar e configurar o seu consultório no Google Meu Negócio

A configuração é bastante simples. Reivindique sua empresa para seu endereço real da seguinte forma:

  1. Crie o perfil de sua empresa na plataforma.
  2. Confirme o seu negócio através de uma senha que receberá em seu endereço.
  3. Use todos os recursos disponíveis para aumentar sua presença online.
  4. Baixe e use o aplicativo GMB no seu celular como uma rede social.

Se precisar de ajuda para criar e configurar corretamente a sua empresa no google meu negócio para médicos, você pode entrar em contato conosco e ainda saber mais sobre marketing digital para médicos.

Isso ajudará os seus potenciais clientes a ter muito mais confiança e que você se preocupa em oferecer uma experiência positiva.

Além de usar o google meu negócio para médicos, estar bem posicionado no Google garante que sua empresa conseguirá se destacar como especialista de sucesso e garantir que um potencial cliente o encontre. Por isso, é importante ter uma estratégia de marketing no Google.

Desse modo, saiba que existem algumas formas de o negócio aparecer no topo das pesquisas. Veja aqui as principais:

Invista em Google Ads

O Google Ads é uma ótima opção para ajudar a empresa a encontrar clientes sem depender de indicações. São links patrocinados que oferecem algumas vantagens, como custo baixo, segmentação do público-alvo e acesso a números de campanhas em tempo real.

Coloque seu consultório no Google Maps

Para colocar a empresa no Google Maps, é preciso, primeiramente, criar uma conta no Google Meu Negócio. Após esse passo, automaticamente, a empresa terá uma página que gera presença no Google Maps.

Invista em SEO e criação de conteúdo

SEO, ou Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), utiliza um conjunto de técnicas e estratégias que te ajudam a posicionar melhor a empresa e, assim, aumentar a quantidade de acessos ao site. Para isso, é preciso escolher as palavras-chave certas e que permitirão que o site da empresa apareça nas primeiras posições de busca no Google na hora em que o usuário digitar esses termos.

Tenha um Blog

Na busca por informações, os usuários digitam alguns termos nos sites de buscas. É comum que eles procurem pelos nomes das patologias, por sintomas e tratamentos e, até mesmo, por cirurgias. Por isso, ter um blog com conteúdos relevantes para um potencial paciente é fundamental.

Para esse tipo de busca, é recomendável manter um blog relacionado à sua especialidade médica e que ofereça posts atualizados sobre os temas mais recorrentes da área. Esse acesso na busca por mais informações pode se transformar futuramente, levando o usuário a pensar na clínica quando precisar de seus serviços.

Dessa forma, é fundamental aprender como usar o Google na sua estratégia de negócios, pois é por lá que muitas pessoas costumam tirar dúvidas, procuram por produtos e serviços e descobrem informações importantes sobre você. O uso correto permite que sua clínica tenha um maior alcance e conquiste mais pacientes com a divulgação online do seu estabelecimento.

Somos uma das maiores agências do Brasil especializada em marketing digital para médicos e criamos uma assistente virtual que é otimizada para atrair clientes online e os ajuda a fazerem sozinhos agendamentos e pagamentos de consultas e ainda envia lembretes por email e sms para que você possa focar exclusivamente na parte mais importante de seu trabalho sem interrupções para cuidar das marcações. Se quiser conversar mais sobre marketing para médicos e clínicas entre em contato com a telemedbrasil.

Receba gratuitamente nossos artigos

Após se cadastrar você poderá receber informações, notificações e eventualmente e-mails com nossos conteúdos e ofertas relevantes.

* Preenchimento Obrigatório
Whatsapp